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 Como eu faço para proteger células da minha planilha?

 

Por padrão, todas as células vem com a opção Protegida marcada, porém, essa opção só é ativada quando o usuário aciona o menu Ferramentas > Proteger > Planilha. Para utilizar corretamente a proteção, siga os passos abaixo:
  1. selecione as células que você deseja manter editáveis;
  2. com as células selecionadas, vá até o menu Formatar > Células;
  3. escolha a guia Proteção de célula e desmarque a opção Protegida;
  4. clique OK.
Você acaba de definir que um intervalo de células da planilha permanecerá editável, mesmo depois que a proteção de células estiver ativada. As demais células serão protegidas, pois a opção Protegida de cada uma delas continua marcada.
Para, então, ativar a proteção de células, vá até o menu Ferramentas > Proteger documento > Planilha.
Você pode inserir uma senha se desejar. Após a inclusão e a confirmação da senha, clique OK. A partir de agora, as células protegidas não podem mais ser editadas.
Para desproteger as células da planilha, clique novamente no menu Ferramentas > Proteger documento > Planilha. Se necessário, insira a senha de proteção.



Como faço para mesclar células?

Siga os passos abaixo:
  1. selecione as células que deverão ser mescladas;
  2. vá até o menu Formatar > Mesclar células.
Caso você queira que o título seja centralizado:
  1. selecione a célula mesclada;
  2. vá até o menu Formatar > Células;
  3. selecione a guia Alinhamento;
  4. abra a lista do campo Horizontal e escolha a opção Centralizado;
  5. clique OK para finalizar.
Caso você queira desmesclar uma célula mesclada anteriormente, basta selecioná-la e clicar no menu Formatar > Mesclar células para desmarcá-lo.




Eu não quero letras maiúsculas no início de cada conteúdo que eu digitar numa célula. O que devo fazer para desativar esse comportamento?

Vá até a opção de menu Ferramentas > Opções da autocorreção automática > Opções e desmarque a opção Primeira letra de cada frase em maiúsculas.



Como escrevo duas linhas de texto numa única célula?

  1. Vá ao menu Formatar > Células.
  2. Escolha a aba Alinhamento e marque a opção Fluxo de texto > Quebra automática de texto.
Para forçar a quebra de linha num determinado local do texto, posicione o cursor na posição desejada e pressione CTRL + ENTER. Para adicionar uma quebra de linha onde o texto já foi informado, dê um duplo clique na célula para editá-la e pressione CTRL + ENTER para forçar a quebra de linha.



Como crio bordas nas células?

Siga esses passos:
  1. selecione a área onde a borda será aplicada;
  2. acesse o menu Formatar > Células e selecione a guia Bordas;
  3. no lado esquerdo, na parte superior, clique no ícone que representa o tipo de borda que você deseja aplicar;
  4. no diagrama abaixo dos ícones, customize as bordas, clicando sobre as linhas individuais e formatando-as através do Estilo, do Espaçamento e do Estilo da sombra;
  5. clique OK para aplicar.



Como inserir texto sobrescrito ou subscrito em uma célula?

O controle de formatação de caracteres é encontrado no menu de contexto (acessado pelo botão direito do mouse). Siga os passos:
  1. clique duas vezes sobre a célula para entrar no modo de edição;
  2. selecione os caracteres a serem sobrescritos ou subscritos;
  3. clique com botão direito do mouse para acessar o menu de contexto;
  4. selecione o menu Estilo e escolha Sobrescrito ou Subscrito;
  5. você pode, também, usar as teclas de atalho: CTRL + SHIFT + P (sobrescrito) ou CTRL + SHIFT + B (subscrito);
Outra maneira é marcar o texto, ir até o menu de contexto Caractere e, então, na guia Posição, escolher a posição desejada.



Obs: A altura da célula pode se ajustar para acomodar o novo texto.



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